Minicursos
17 de outubro de 2025
9:00 às 11:00 - Minicursos
​
Curso 1
Organização, gestão e orientação de projetos de extensão em ginástica na universidade
Profa. Dra. Laurita Marconi Schiavon
Ementa: A oficina trata de uma partilha de ideias e ações desenvolvidas há mais de 30 anos na Faculdade de Educação Física da Unicamp, suas transformações ao longo do tempo, frutos em diferentes universidades, experiências na orientação de estudantes em turmas com diferentes faixas etárias de participantes, assim como sobre referenciais teóricos dos projetos. Em síntese: o quê, como e porque desenvolver projetos de extensão de Ginástica na Universidade.
Curso 2
Fisiologia, controle de carga e estrutura de treino no Futebol
Prof. Esp.Renan Augusto
Ementa: Proporcionar uma capacitação introdutória voltada a acadêmicos e profissionais que atuam ou desejam trabalhar no esporte, com foco na apresentação da função de fisiologista e características fisiológicas no futebol, controle de carga, estrutura de treinos e recovery para a modalidade.
Curso 3
É preciso divertir-se para seguir existindo: ideias para a prática sustentável da GPT
Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto
Ementa: Se a GPT não é uma novidade, e nisso muitos concordamos, ela ainda não é uma prática popular e regular na maior parte dos espaços esportivos e educacionais no Brasil. Ampliar as oportunidades, atrair mais e novos participantes e consolidar a permanência daqueles já engajados representam desafios atuais e urgentes. Por isso, a oficina pretende ser um laboratório de trocas e construção de “ideias" (práticas) que viabilizem a prática sustentável (inclusiva, diversa, segura, acolhedora, agradável) da GPT, contribuindo para a materialização do desejo que muitos de nós temos com as práticas coletivas e não-competitivas.
Curso 4
“Fun”: um importante princípio defendido pela FIG
Prof. Dr. Marcus Vinicius Bonfim Ambrosio; Profa. Dra. Margareth de Paula Ambrosio
Ementa: Vivência e análise de diferentes estratégias e abordagens metodológicas de ensino/treinamento da Ginástica, a partir dos princípios defendidos pela FIG, com ênfase no FUN.
Curso 5
"Stunts" Dinâmicas Corporais de Colaboração, Força e Equilíbrio
Prof. Dr. Maurício Oliveira; Thayanne Vitória Santos Fernandes, Arthur Viçosi Bourguignon
Ementa: A oficina propõe a vivência e a reflexão teórico-prática sobre os stunts, elementos acrobáticos executados em duplas ou grupos, que envolvem elevações, equilíbrios, transferências de peso e cooperação corporal. A partir de fundamentos técnicos e princípios de segurança, os participantes serão guiados pela experimentação de movimentos que exploram força, confiança, comunicação e organização espacial. A atividade busca integrar aspectos técnicos, educativos e lúdicos, contribuindo para ampliar o repertório de práticas coletivas dentro da Ginástica para Todos.
Curso 6
Exercício físico e saúde mental
Prof. Dr. Vitor Alves Marques
Ementa: Conceituar o que é saúde mental; apresentar o que é qualidade de vida e os instrumentos existentes para avaliá-la; conceituar o que é fadiga e as suas formas de avaliação; discutir as diferenças entre ansiedade e depressão, os medicamentos, as formas de tratamento não-farmacológicas. Discutir a importância do exercício físico como uma forma de melhora de todos os aspectos de saúde mental, apresentando qual é a intensidade, volume e o tipo de exercícios mais efetivos
Curso 7
GPT e o propósito de vida da pessoa idosa: conceito e aplicações
Profa. Dra. Mariana Tsukamoto e Profa. Laís Almeida
Ementa: Apresentar o conceito de propósito de vida e propor uma reflexão sobre sua intersecção com os fundamentos da GPT. Para além do exercício teórico, estimularemos os/as participantes a pensarem sobre como projetos de GPT podem contemplar o conceito apresentado.
Curso 8
A Poética do Movimento: Criando Coreografias na Ginástica para Todos
Profa. Dra. Ieda Parra Rinaldi
Ementa: Esta oficina convida os participantes a mergulharem no universo da composição coreográfica aplicada à Ginástica para Todos, explorando a união entre técnica, criatividade e expressão. A partir de vivências práticas, serão abordados conceitos como escolha de tema, construção de sequências, uso do espaço, dinâmica, musicalidade e integração de aparelhos. O foco estará no processo criativo colaborativo, estimulando a imaginação e o olhar artístico para transformar movimentos em narrativas corporais, capazes de encantar e incluir pessoas de diferentes idades e habilidades.
​
18 de outubro de 2025
10h00 - 12h00 - Minicursos​
​
Curso 9
Estruturando um artigo científico com auxílio de gerenciadores de citações e referências
Profa. Dra. Veridiana Mota Moreira Lima
Ementa: Etapas para a elaboração de artigos científicos, considerando o uso de bases de dados, periódicos indexados nessas bases e softwares para organização de citações e referências de diferentes estilos (ABNT, Vancouver, APA, entre outras).
​
Curso 10
"Brincar é Coisa Séria: Criatividade e Prática na Recreação"
Profa. Esp. Paola Batista Paranaíba
Ementa: A oficina apresenta conceitos, fundamentos e estratégias para o planejamento e execução de atividades recreativas em diferentes contextos — escolares, comunitários, corporativos e eventos. Serão exploradas técnicas de condução de jogos, dinâmicas de grupo e atividades lúdicas, abordando aspectos como inclusão, segurança, adaptação de materiais e objetivos pedagógicos. Por meio de vivências práticas, os participantes experimentarão o potencial da recreação como ferramenta para socialização, desenvolvimento motor, criatividade e fortalecimento de vínculos.
Curso 11
Ginástica para Todos e as possibilidades de expressão e criação
Profa. Dra. Eliana de Toledo
Ementa: Serão discutidos os elementos técnicos e criativos que compõem a prática, enfatizando seu caráter inclusivo, lúdico e coletivo. Os participantes vivenciarão atividades práticas que exploram diferentes tipos de movimento e uso de aparelhos, compreendendo a GPT como uma manifestação cultural, artística e educativa capaz de integrar pessoas de todas as idades e habilidades
Curso 12
O trabalho coletivo na Ginástica para Todos: repensando ações e estratégias para além dos processos de composição coreográfica
Profa. Dra. Fernanda Raffi Menegaldo
Ementa: A Ginástica para Todos é amplamente vinculada ao trabalho coletivo, sendo a construção coletiva de coreografias uma das estratégias mais conhecidas entre os grupos de prática, especialmente no cenário brasileiro. Estes processos, que preveem a participação ativa dos/as integrantes na elaboração de coreografias, são frequentemente associados aos benefícios sociais da prática, como o fortalecimento das relações de amizade e o cultivo do sentimento de pertença. No entanto, investigações recentes apontam que, para além dos processos coreográficos, outros elementos são fundamentais para o desenvolvimento desses benefícios sociais no interior dos grupos. Neste curso teórico-prático, serão abordados conceitos-chave sobre o trabalho coletivo no contexto das práticas corporais e esportivas — como, por exemplo, lógica interna, interação direta, interação indireta, comunicação, cooperação, grupo — com ênfase na prática da Ginástica para Todos e nas possibilidades de desenvolvimento desses elementos no cotidiano dos grupos. A proposta é refletir e explorar o trabalho coletivo não apenas nos momentos de composição coreográfica, mas também em diferentes instâncias da prática coletiva, ampliando e potencializando a compreensão de como a convivência — e a rede de relações que dela emerge — pode se fortalecer como um dos pilares das experiências nos grupos de Ginástica para Todos.
Curso 13
Paradesporto e Esporte Adaptado: Existe Diferença?
Prof. Me. Abdiel Guedes Dourado
Ementa: Esta oficina prática visa explorar e aprofundar o conhecimento sobre os conceitos de Paradesporto e Esporte Adaptado, desmistificando suas definições e destacando as nuances que os diferenciam. Através de uma abordagem teórica e prática, os participantes serão capazes de compreender a importância de cada termo no contexto da inclusão e do desenvolvimento humano, bem como suas aplicações em diferentes esferas da sociedade.
Curso 14
Diálogos sobre os Estudos de Gênero e Sexualidade no Contexto da Educação Física
Prof. Dr. Thiago Camargo Iwamoto
Ementa: Diálogos sobre a intersecção entre gênero, sexualidade e Educação Física no ambiente escolar e não escolar. Reflexão sobre a interseccionalidade, como raça, classe e outras, na construção de práticas corporais inclusivas e equitativas. Discussão sobre as dinâmicas de inclusão e exclusão, com foco na promoção de um ambiente de diálogo e reflexão.
Curso 15
Estratégias de ensino/treinamento para esportes coletivos e individuais
Prof. Dr. Luiz Delmar da Costa Lima
Ementa: Estudo e vivência prática do modelo de ensino pela dimensão cognitiva; perspectivas em suas diferentes especificidades e em suas abordagens no contexto escolar. Objetivo Geral: Entender a base conceitual do modelo de ensino pela dimensão cognitiva, aplicando no dia a dia das aulas de educação física, trabalhos dinâmicos de integração entre as cognições do aprendiz. O seu enfoque é exclusivamente prático e está orientado para o ensino e aprendizagem de diferentes habilidades, tendo como base as dimensões, cognitiva, técnica, física e psicológica. Seu desenvolvimento se dará mediante procedimentos de ensino, cujo contributo agiliza o processo de aprendizagem e incrementa as capacidades subjacentes. A metodologia que será utilizada está centrada na aprendizagem do aluno, mediante atividades que se enquadram nas habilidades “abertas”, servindo de "transfer" para outras habilidades, bem como adaptabilidade para quaisquer modalidades esportivas
Curso 16
Exergames: mais do que uma diversão!
Integrando Videogames e IA para o futuro da Educação e Saúde
Prof. Esp. Brenno Henrique de Moraes
Ementa: Neste minicurso você descobrirá como os Exergames (videogames que exigem movimento corporal) podem ser potencializados por algoritmos de Inteligência Artificial para personalizar protocolos, aumentar engajamento e oferecer feedback em tempo real. Começaremos com conceitos fundamentais de Exergaming e IA em Educação e Saúde, passaremos a demonstrações práticas em consoles (PS4 e Nintendo Switch), uso de óculos de realidade virtual (VR) e encerraremos com debate sobre desafios éticos e perspectivas futuras.
Curso 17
Terapias Complementares para doenças de Parkinson com foco na Dança
Prof. Dr. Carlos Cristiano Espedito Guzzo Junior
Ementa: Esta oficina introdutória apresenta os fundamentos da doença e benefícios das terapias complementares no manejo da Doença de Parkinson, com ênfase na dança como recurso terapêutico. Serão abordados conceitos teóricos e práticas corporais baseadas em métodos que estimulam o movimento, a musicalidade, o equilíbrio e a expressividade, promovendo qualidade de vida, bem-estar e autonomia.