CONVIDADAS

Céres Cemírames de Carvalho Macias

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2011). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1990). Atualmente é professora da Escola de Aplicação e da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Projeto de Extensão "Itinerâncias Ginásticas na Escola de Aplicação da UFPA. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Básica, Formação de professores, currículo, corpo e ginástica rítmica .

Eliana Ayoub

Docente da Faculdade de Educação da Unicamp. Doutora e mestra em Educação Física pela mesma universidade. Livre-Docente na área de Conhecimento e Linguagem - disciplina Educação, corpo e arte. Atua na área de formação de professores e trabalho docente, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre: corpo, linguagem e educação; ginástica geral/ginástica para todos; educação física escolar, formação de professores; iniciação à docência; estágio supervisionado. Atualmente, é líder do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da FE/Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Dentre suas produções, destaca-se a obra “Ginástica geral e educação física escolar”, de sua autoria, e “Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos”, em coautoria (ambas publicadas pela Editora da Unicamp).

Priscila Lopes

Docente da UFVJM Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas - GEPG Coordenadora do Grupo de Ginástica de Diamantina - GGD

Eliana de Toledo

Formada em Licenciatura em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela FEF/UNICAMP (1995), mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP (1999 - orientação de Vilma Lení Nista-Píccolo), doutora em História pela PUCSP (2010 - orientação de Denise Bernuzzi de Sant'Anna) e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP (2018 - supervisão de Ruy Braga e da Profa. Emérita Maria Christina Siqueira de Souza Campos). Possui experiência em diferentes áreas da Educação Física e Ciências do Esporte, com ênfase em: Ginástica (principalmente Ginástica para Todos, Rítmica e de Academia) e História (da Ginástica), tendo também atuado e publicado na área da Educação Física escolar, Política pública e gerenciamento esportivo. Coordenou projetos na área do esporte e do lazer, em parceria com Prefeituras, Ministério dos Esportes, clubes, associações e entidades sociais (3o. setor). 

Marília Velardi

Professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) nos cursos de graduação em Educação Física e Saúde e no Ciclo Básico. Docente no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) atuo como docente nos cursos de bacharelado em Música e de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Como professora e pesquisadora eu volto minhas atenções para as investigações qualitativas e radicalmente qualitativas, buscando conhecer e construir conhecimento sobre possibilidades de investigação acadêmica especialmente em Artes. Interesso-me pelas discussões e estudos sobre epistemologias artísticas e latino-americanas como suportes para as pesquisas acadêmicas, especialmente quando os estudos são de natureza transdisciplinar. Na extensão proponho intervenções, performances, encenação e projetos de investigação junto a artistas, estimulando e construindo práticas e estudos sobre preparação corporal para a performance e criação. Na EACH/USP eu coordeno o Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte, que atualmente tem como focos: (a) a construção de conhecimento com artistas sobre a Arte; (b) a busca por epistemologias artísticas como suporte para as investigações qualitativas e (c) a criação de estruturas de performances dos dados ou dos conhecimentos produzidos nas investigações. Me posiciono fortemente em defesa da Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada